A sétima edição do Festival Gastronômico e Cultural vai ficar na história de Carrancas

Foram 5 dias memoráveis, reunindo o melhor da gastronomia e cultura de Minas. .

De 19 a 23 de julho a tradicional culinária de Carrancas encontrou-se com a criatividade e técnica dos chefs renomados que vieram de Belo Horizonte, São Paulo e Tiradentes, numa explosão de sabores. Sob a organização da ACETUR, Associação Carranquense dos Empreendedores de Turismo, a edição 2017 do evento cresceu visivelmente em número de visitantes, qualidade das atrações, e repercussão na imprensa.

Nas diversas tendas do Pavilhão Gourmet, os expositores se esmeraram por oferecer pratos com qualidade a partir de ingredientes locais, como cogumelos e queijos artesanais. Algumas destas iguarias foram criadas especialmente para agradar ao público do Festival, e o resultado foi surpreendente.

Muito aprendizado aconteceu durante os workshops de gastronomia, começando na quinta-feira com a presença da chef Juliana Ferreira, do Gourmeco, instalado em Tiradentes. A chef nos ensinou como preparar a massa, e preparou um delicioso macarrão com molho de cogumelos servido numa casquinha de queijo.

Na sexta-feira o tema foi o queijo minas. Sob a coordenação do Chef Bruno Agostini, uma mesa-redonda reuniu os premiados mestres queijeiros José Orlando e Mariana Rezende. O professor historiador Gabriel Nicolau Oliveira nos brindou com a palestra “A história do queijo de Minas” e ainda trouxe um importante documentário sobre o assunto. O sábado foi repleto de atrações na Tenda Workshop. Quem primeiro se apresentou para a atenta plateia foi o enófilo carranquense Fred Rezende que deu uma verdadeira aula sobre o vinho do Porto, ensinando como harmonizá-lo com os queijos artesanais do Campo das Vertentes.

Na sequência, foi a vez de prestigiar a chef local Dulcinéia Aparecida Ribeiro que compartilhou com todos os truques para o preparo do Angu Doce, receita bastante tradicional na região. Teve fila para provar e repetir a sobremesa.

E numa coincidência saborosa, o angu continuou como assunto da noite. Os renomados chefs Patorroco e Édson Puiati, vindos de Belo Horizonte, esbanjando simpatia e atenção com a plateia, encantaram com suas dicas na preparação de angu com ragu, que foi aprovado por todos.

No último dia do evento, a simpática chef nativa Eliane Aparecida dos Santos apresentou a Carne na Lata com Mandioca. Bastante famoso na região, o preparo de carne de porco acondicionado na banha para melhor conservação data do tempo em que não havia luz na zona rural. A tradição foi mantida, e a chef mostrou a melhor forma de preparar a iguaria, que foi servida com mandioca cozida.

Nos palcos, o melhor da música da região, do rock´n roll à moda de viola. A cada noite, um show com grupos já consagrados no sul mineiro. O público cantou e dançou ao som das bandas Quase sem Querer, Baby Liss, Los Trajanos, Cecília Bravo e Cabelinho da Lua. Após os shows a festa ficava sob o comando do DJ Whyllder Santory. Carrancas recebeu no sábado, dia 22, o renomado projeto Minas ao Luar, num resgate da música brasileira sertaneja. Fomos contemplados com concorridíssimas apresentações do violeiro Chico Almeida, seguido dos Violeiros de Madre de Deus, que transformaram a praça num animado salão de baile.

Não menos representativas para a preservação da cultura local foram as apresentações das danças folclóricas: Catira Mirim, Congada e Folia de Reis. E no domingo, as peças de teatro “A Família Adams”, com o Centro Cultural de Itutinga, e o poético “O construtor do Imaginário”, teatro de marionetes da Companhia de Inventos, de Tiradentes, ofereceram momentos de entretenimento e alegria ao receptivo público infantil.

É preciso destacar também a vinda do Senac, que deslocou para o Festival sua carreta do projeto Escola Sobre Rodas, trazendo aperfeiçoamento para os comerciantes locais e demais participantes. Estacionada na praça, no seu interior aconteceram diversas oficinas de culinária e serviços, tais como prepara de bebidas à base de cachaça, culinária mineira e cozinha sustentável.

Um evento que cresce a cada ano, com os apoios da Prefeitura do Município, Governo Estadual, Sebrae, Senac e Sesc, além dos apoiadores locais e patrocinadores, tão importantes para sua concretização.

Carrancas consolida-se no calendário de eventos do estado de Minas Gerais, com este bem sucedido festival de inverno, que extrapola o potencial de belas cachoeiras e paisagens, atrações imperdíveis no verão.

Acesse o link do evento...

Realização: ACETUR – Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo
Patrocínio: Pousada Roda Viva, Azeite La Violetera, Cervejaria Haus Bier
Apoio: Sebrae, Senac, Supermercado Santos, Portal carrancas.com.br, Posto Feliz, Prefeitura Municipal de Carrancas, Fundo Estadual da Cultura e Secretaria Estadual da Cultura de Minas Gerais.

Compartilhe a notícia

Sobre o Autor

Texto: Silvia Morello - Assessora do Evento
Imagem: Evento