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As estações da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM serviram de ponto inicial para povoados em todo o interior do estado.
O distrito de Estação Carrancas está cerca de 20 km de Carrancas e surgiu no final do século XIX como pouso dos trabalhadores que mantinham as locomotivas a vapor, que necessitavam de abastecimento constante de água e lenha no trajeto até Barra Mansa/RJ.

Pouco a pouco surgiram as primeiras casas e a capela dedicada à São Sebastião. Atualmente na ferrovia, não há mais carro de passageiros voltando-se exclusivamente ao transporte de carga. Apesar disso as estações continuam chamando atenção dos visitantes e hoje tornam-se pontos turísticos para quem quer conhecer um pouco mais da história de quem construiu o país, a partir do interior.

A calma e a tranquilidade agora predominam em um ambiente que já foi palco de inúmeras histórias e causos de um tempo que dá agora lugar ao presente, e à possível intensificação das atividades no local.

Inauguração: 14/12/1903
Histórico da Linha:

A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.